top of page
  • Foto do escritorCassius Lima

Palestras e oficinas capacitam mulheres para as eleições 2024

Segundo dia do encontro trouxe uma perspectiva prática de preparação para a disputa eleitoral


Publicado em 12/12/2023 - 22:04


Brasília (DF) – O segundo dia do I Encontro Nacional do Movimento Mulheres Republicanas trouxe uma perspectiva prática de preparação para a disputa eleitoral do próximo ano, com uma programação de palestras e oficinas com especialistas para campanhas bem organizadas e vitoriosas nas urnas.


Com o tema “construindo um mandato de impacto nos municípios”, a professora e palestrante, co-fundadora do Portal LegisAtivo, Mônica Lopes apontou os caminhos para conquistar o eleitor com uma atuação política conectada com a sociedade.

Como a maioria das participantes têm pretensão de concorrer às eleições do ano que vem, o tesoureiro nacional do Republicanos, Mauro Silva, foi o palestrante de um dos temas que mais geram dúvidas, que é a gestão financeira das campanhas.


A seguir, foi a vez da ex-Secretária Executiva Adjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e chefe de gabinete no Senado Federal, Viviane Petinelli , ministrar palestras sobre a participação das republicanas na sociedade civil.


Ainda sobre organização de pré-campanha e processo de filiação, foi realizada uma apresentação do Secretário-Geral do Republicanos, Demóstenes Félix. Ele colocou o partido à disposição das pré-candidatas, além de destacar medidas para garantir a privacidade e segurança das informações do eleitorado e candidaturas.


Para ampliar ainda mais as informações sobre pré-campanha eleitoral, o encontro contou com palestra da advogada do Republicanos, Dra. Carla Rodrigues, especialista em Direito Eleitoral, que fez  uma explanação sobre o que é permitido e o que não é durante a pré-campanha, os principais pontos da legislação eleitoral, uso de recursos do fundo eleitoral e de campanha, propaganda eleitoral, prestação de contas, entre outros temas.


A seleção da estratégia de comunicação da campanha implica na definição dos canais e métodos a serem empregados para persuadir o eleitor-alvo a escolher um candidato específico nas eleições. Para falar sobre este assunto, o evento contou com a palestra do Estrategista de Marketing Político e Eleitoral, Especialista em Comunicação Política, professor, Gilmar Arruda.


Oficinas

No retorno das atividades na parte da tarde, as republicanas participaram de uma oficina conduzida por Helen Assumpção, coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (Arco), e Maxwel Douglas, designer e publicitário da Arco,  abordando ferramentas digitais na campanha eleitoral, marketing político e estratégias online .


Durante a apresentação, Helen enfatizou que uma boa campanha se inicia com o uso eficaz de ferramentas digitais. A especialista em Comunicação Política e Marketing Digital frisou que para ter uma campanha de sucesso é primordial que tenha processos bem definidos para trabalhar em equipe e construir um bom planejamento de impulsionamento nas redes sociais para furar a bolha e falar com os públicos da campanha.


Dando sequência às oficinas, as republicanas também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre o caminho dos recursos até chegar aos municípios, bem como seu controle e fiscalização pelo legislativo municipal.


“Tudo é comunicação: como se comunicar de maneira intencional com eleitores, imprensa, colegas e opositores e fortalecer sua marca pessoal” foi tema da oficina conduzida pela coordenadora Nacional de Comunicação do Mulheres Republicanas e jornalista Natalia Tavares.


Além de falar sobre comunicação estratégica, a parte da tarde contou com oficinas sobre arrecadação e gastos de campanha, e construindo uma imagem estratégica, com destaque para a atividade conduzida pela coordenadora de Comunicação da Liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados, Mônica Donato.


Painéis

Além de oficinas e palestras, as representantes do partido Republicano também participaram de painéis. Entre eles, destacou-se o painel sobre jovens e política, moderado por Renato Junqueira, Secretário Nacional do Movimento Jovens Republicanos e Secretário Executivo de Políticas Públicas da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.


Neste painel, contamos com a participação da vereadora do Republicanos no município de Lajes, Rio Grande do Norte, Maria Clara, e do Secretário de Família e Juventude do Distrito Federal, além de suplente de deputado distrital pelo Republicanos, Rodrigo Delmasso.


O evento também incluiu painéis sobre a experiência na política e o papel das republicanas no combate à violência doméstica e familiar. Participaram dessas discussões a deputada federal Rogéria Santos, a ex-Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, a médica cirurgiã Carla Góes e a presidente do Republicanos Rondônia e ex-deputada federal, Mariana Carvalho.



Texto e foto: Ascom Mulheres Republicanas

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page